Catu se mobiliza no Dia D contra a Gripe

Publicidade 2

Com o tema ” Quem lembra da vacina se protege da gripe”, acontece em todo o município no próximo dia 13, sábado, o Dia D Contra a Gripe/Influenza. Durante todo o sábado (13) os postos de saúde estarão abertos, das 8h às 16h, para a aplicação da vacina, que este ano tem seu público-alvo expandido.

Além das crianças com idade de 6 meses a 4 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres que pariram a menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, professores, índios, profissionais do Sistema Prisional, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas (diabetes, doenças do coração, do rim, do fígado e pulmão e outras de acordo com a orientação do Ministério da Saúde), passa a atingir também professores, que deverão portar contracheque 2017 e documento de identificação com foto ao se dirigirem aos postos de vacinação. Familiares de pacientes com restrição ao leito poderão fazer contato com a unidade de saúde de referência do bairro.

Contra quais vírus a vacina protege? A vacina disponibilizada na rede pública é a trivalente e oferece proteção contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano pela Organização Mundial de Saúde – OMS, são variações do A (H1N1), A (H3N2) e B. A eficácia da vacina é de 60% a 90%, dependendo da idade do paciente e de fatores como infecções e doenças crônicas. Ela é segura; o máximo que pode acontecer são dores locais, febre baixa e mal-estar.

Secom – Catu

 

Deixe uma resposta