Simpósio marca semana do autismo em Salvador; confira

Publicidade 2

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), marcou a abertura da semana do autismo, promovida pelo Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) – Novo Mundo, em Salvador. Nesta manhã, houve contação de histórias e brincadeiras diversas na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, na capital baiana. A semana do autismo termina na sexta-feira (7) e pretende levar atividades para pacientes, familiares, profissionais e comunidade em geral.

De segunda-feira (3) até quinta-feira (6), serão realizadas palestras gratuitas para famílias e cuidadores de autistas, na sede do CRE-TEA, localizada no Campo Grande. Mais informações pelo telefone (71) 3336-6147.

Para finalizar, na sexta-feira (7), acontece o I Simpósio “Cre-Tea – um olhar singular”, que vai contar com palestrantes de vários estados. Eles vão abordar temas como: diagnóstico, dieta alimentar, cuidados odontológicos, mediação escolar e inclusão, psicomotricidade, importância dos esportes, entre outros.

O simpósio é gratuito, mas o local está sujeito à lotação já que o auditório possui 60 lugares. O evento é voltado para profissionais da saúde e da educação. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do e-mail: [email protected] As demais atividades não precisam de inscrições prévias e são abertas ao público.

Confira programação do simpósio:

Entrega de material – 7h30
8h00 – Abertura / CRE – Apresentação Centro – Dra Adriana Cardoso – Pediatr a e Diretora – CRE TEA
8h30 – Habilidades cognitivas de crianças e jovens TEA não verbais – Francine Chagas. Psicóloga – RJ
9h30 – Dieta alimentar em TEA – qual a real necessidade? – Roberta Barone. Nutricionista – CRE TEA
10h30 – Integração sensorial e abordagem para TEA – Vanessa Fontanelli. Terapeuta ocupacional – SSA
11h00 – Abordagem familiar com TEA – maiores angústias e como podemos ajudar? – Daniele Wanderley Psicóloga – SSA
11h30 –  Cuidados odontológicos para pacientes com TEA-  Dra. Andrea Carvalho –  Odontóloga- SSA
Almoço – 12h às 13h30
13h30 às 14h30 –  Psicomotricidade e suas contribuições para a criança com TEA –  Arnete de Almeida Faria – Psicomotricista e Fonoaudióloga  -RJ
14h30 –  DIR floortime uma nova perspectiva para tratamento com TEA – Tatiane Chagas – Fonoaudióloga e Coordenadora técnica CRE TEA
15h00 – Autismo e suas comorbidades – Dra Julia Monteiro – Neuropediatra CRE-TEA
Coffee break – 15h30
16h00 – Habilidades motor  as e a importância do esporte para pessoa com TEA – Erick Chaves –  Educador Físico – SSA.

Fonte: G1Bahia

Deixe uma resposta