Mutirão de Cirurgias tem início na região de Alagoinhas em abril

Publicidade 2

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), inicia no mês de abril o Mutirão de Cirurgias para a população da região de Alagoinhas (nordeste), que inclui 18 municípios. As consultas (160 diariamente) serão realizadas no período de 5 a 7, a partir das 7h, em unidade móvel que estará estacionada no município de Catu, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geonisio Barroso, s/n, no Bairro Boa Vista.

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 8, no Hospital Municipal de Catu, localizado na Avenida Geonisio Barroso, s/n. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgico – hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. Todos os pacientes devem levar para a consulta os resultados dos exames laboratoriais e outros que tenham sido feitos. Para aqueles que vão passar pela cirurgia de histerectomia é preciso também apresentar o resultado dos exames preventivos. Quem vai passar por cirurgia de vesícula, deve comparecer à consulta em jejum, pois realizará exame de USG (ultrassonografia).

O atendimento do paciente ocorre a partir da indicação médica para a cirurgia e da realização de cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, pode comparecer ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jassicon Queiroz, explica que o paciente deve ir até o local de atendimento com RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. “Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada”. Ele ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Na lista única disponível no site do mutirão é possível o paciente saber se está cadastrado para a cirurgia. Também ele ou responsável poderá se informar na Secretaria Municipal de Saúde de seu município.

Municípios participantes do Mutirão de Cirurgias

Alagoinhas
Acajutiba
Aporá
Aramari
Araças
Cardeal da Silva
Catu
Entre Rios
Esplanada
Inhambupe
Itanagra
Itapicuru
Pedrão
Crisópolis
Jandaira
Ouriçangas
Rio Real
Sátiro Dias

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Deixe uma resposta